Buracos proliferam, ainda que a Novacap assegure o recapeamento diário

Em Brasília, dirigir um carro exige habilidade para fugir de armadilhas. Utilizado por 1,5 milhão de motoristas, o asfalto candango está esburacado. Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), as vias da capital ganham novo recapeamento diariamente. Entretanto, o resultado dos remendos não parece muito eficaz. Em algumas regiões e até na área central da capital, os buracos tomaram conta.

Cidades como Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Samambaia, Águas Claras e lagos Norte e Sul passaram pela “recuperação de asfalto” conduzida pela Operação Tapa Buraco, segundo a Novacap. No ano passado, foram gastos mais de R$ 16 milhões com o projeto. A reportagem visitou esses locais e encontrou muitas vias em más condições. Em frente ao Shopping Quê!, em Águas Claras, moradores colocaram um cone dentro do buraco para avisar aos motoristas do perigo. Acostumado a rodar pela região, o taxista Pedro Matheus da Silva, 58 anos, morador de Taguatinga, reclama do descaso do governo. “A gente vê uma equipe na rua, mas ela some rapidamente sem concluir o trabalho. Não é eficaz”, denuncia.

Próximo de lá, em Vicente Pires, a situação é ainda pior. Em algumas ruas, os buracos são tão grandes que se juntam uns aos outros e comprometem todo o asfalto, principalmente nas áreas próximas a calçadas. A comerciante Gildênia Pereira dos Santos Coutinho, 29 anos, moradora da cidade, quebrou a suspensão do carro de tanto cair nos buracos. “Quando chove, fica ainda pior. Já disseram que o pessoal estava na rua trabalhando, mas eu nunca vi”, lamenta.

No Cruzeiro e no Sudoeste, a situação não melhora. O orçamentista Lourenço Pereira de Sousa Filho, 52 anos, garante que os motoristas podem sofrer acidentes por causa dos buracos. “Eles são grandes e fundos. Além de amassarem a suspensão dos carros, podem furar pneus e causar colisões.” Na QMSW 2, quadra vizinha à 300, a mais cara do Sudoeste, sobram crateras. “Mas, perceba, não existe nada aqui dentro do bairro. Sabe por quê? O asfalto deles é melhor. Prioridade”, reclama Lourenço.

Durabilidade

A Novacap garantiu que o material utilizado nos reparos é o mesmo em toda a cidade. Portanto, “não existe nenhum asfalto melhor que o outro em Brasília”, informou, em nota. A justificativa para esse festival de buracos é a chuva. “O asfalto sofre bastante e é destruído pela ação da água em regiões onde não existe rede de drenagem pluvial. Nesses locais, a água é a causa da perda de qualidade do pavimento. Ela penetra no asfalto, destruindo a base e provocando rachaduras e buracos”, conclui a nota. A durabilidade do asfalto é variada. Mas a Novacap afirmou que ele dura até 10 anos antes de começar a apresentar rachaduras.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/03/24/interna_cidadesdf,476717/buracos-proliferam-ainda-que-a-novacap-assegure-o-recapeamento-diario.shtml

 

 

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